Biografia para Instagram: 10 Dicas para a bio da sua marca

Lucas Bernardes

17/06/2021

A biografia para Instagram, hoje, é o cartão de visitas da sua marca. Por isso, é fundamental montar essa página de maneira estratégica. 

biografia para instagram
Uma biografia para Instagram bem organizada é essencial!

Escrever uma biografia para Instagram pode parecer uma tarefa simples. E, quando falamos de um perfil pessoal, realmente é. No entanto, para empresas, essa é uma ferramenta de marketing!

Como qualquer outra parte de uma campanha, é importante planejar a biografia para Instagram com cuidado. Afinal, é aqui que clientes em potencial procuram mais informações sobre sua marca.

Nesse artigo, vamos falar sobre como escrever uma bio para Instagram perfeita para sua empresa. 

Já damos a primeira dica: nada de ficar copiando frases feitas da Internet! Ser original é fundamental!

A seguir, você aprende:

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Biografia para Instagram: Por que é importante?

A biografia para Instagram é como se chamam as informações colocadas na página de perfil. Isso é, quando seus seguidores tocam no nome da sua marca nos posts, é para essa página que eles verão. 

Sendo assim, você provavelmente já entendeu porque a bio é tão importante. Ela funciona como um cartão de visita no Marketing para Instagram

bio para instagram
A biografia para Instagram deve conter as informações mais relevantes da empresa.

Essa é sua oportunidade de apresentar sua empresa para clientes em potencial. Então, você tem que caprichar!  

Quais informações devem estar na biografia para Instagram?

A biografia para Instagram não é um espaço ilimitado. Na verdade, você só tem 150 caracteres para colocar todas as informações que precisa. 

Isso significa que é preciso priorizar o que dizer na bio. 

Uma biografia para Instagram perfeita é:

  • Útil para o cliente em potencial;
  • Descritiva e informativa;
  • Organizada e bonita;
  • Breve e objetiva. 

Então, sua primeira tarefa é decidir quais são as informações que precisam estar na bio da sua marca. Olha só nossas sugestões: 

Foto do Perfil

A foto do perfil acompanha sua marca em toda a rede social. Então, essa é uma escolha importante. 

Você configura a foto de perfil na sua página de biografia. No entanto, essa imagem também aparece nos comentários que você faz, nos posts, Reels e até mesmo nos Stories. 

Vale lembrar: a foto é cortada pelo Instagram para ser exibida em formato circular. Ou seja: é bom evitar que informações importantes fiquem nos cantos da imagem escolhida.

exemplo biografia
Sua imagem de perfil será exibida no formato circular.

O ideal para um perfil comercial do Instagram é usar o logotipo da sua marca. Ou, então, uma foto que represente a imagem que você quer passar. Por exemplo: 

  • A foto de um mascote da sua marca; 
  • Imagens comemorativas e em apoio a causas. 

Nome e Usuário

Essas duas informações ajudam usuários a encontrar seu perfil quando fazem buscas na aba “explorar”. Então, é importante usar o nome pelo qual sua empresa é conhecida.

Escolher o nome de usuário também é uma tarefa que merece atenção. Antes mesmo de começar a montar seu perfil, ele já define boa parte da sua imagem no Instagram. 

O nome de usuário também é usado como link para o seu perfil. Ah, e é com ele que as pessoas podem citar sua empresa em legendas e comentários. 

biografia para instagram
O seu nome de usuário e o nome na biografia devem ser fáceis de encontrar em buscas.

Por isso, prefira a simplicidade aqui. Use um nome resumido e fácil de lembrar.

Site

A biografia para Instagram é o único lugar em toda a rede social onde você pode inserir links clicáveis no texto.

Isso é, essa é a oportunidade perfeita para levar usuários para o seu site ou para uma landing page. Aproveite ela! 

O mais comum aqui é deixar o link do site oficial da empresa. Isso porque a função da biografia para Instagram é apresentar sua marca. 

É importante lembrar: encher a bio do Instagram de links pode atrapalhar mais do que ajudar. Então, use o recurso com moderação!

Outras redes sociais

Seus seguidores no Instagram provavelmente utilizam outras redes sociais também. Para que eles encontrem facilmente sua empresa nelas, você pode deixar as informações necessárias na bio. 

bio no instagram
A integração entre todas as redes sociais da sua empresa é importante.

Para isso, existe um padrão, dependendo da rede social: 

  • @ antes do nome de usuário: utilizado para identificar perfis no Twitter e Tiktok; 
  • / antes do nome: usado para canais do Youtube, páginas do Facebook e perfis do LinkedIn. 

Como os formatos são utilizados para mais de uma rede, é interessante usar o mesmo nome de usuário para todas. Ou, pelo menos, para as que usarão o mesmo padrão. 

Por exemplo, imagine uma empresa que se chama Doces da Dona Maria. Podemos usar: 

  • @docesdmaria para o Instagram, Twitter e Tiktok; 
  • /docesdmaria ou /docesdonamaria para o Youtube, LinkedIn e Facebook. 

Dados para Contato

Através do seu perfil, clientes em potencial podem se comunicar com sua empresa através do direct e comentários. No entanto, esses não são jeitos muito práticos de atender. 

É muito comum que seus seguidores busquem outras formas de entrar em contato com você. Então, dê uma ajuda com as informações necessárias no perfil para Instagram: 

  • Endereço, caso você tenha um ponto de atendimento físico; 
  • Telefone e Whatsapp; 
  • E-mail.

10 dicas para criar a biografia para Instagram perfeita (2021)

Agora você já entende melhor quais são as informações mais importantes para a sua biografia para Instagram. Bora começar a montar o perfil? 

Esse pode ser um desafio, mas não se preocupe: a gente ajuda. Comece listando quais são as informações que precisam constar na bio. Você pode usar os tópicos anteriores como referência.

Agora que você tem o básico, é só usar essas 10 dicas para melhorar sua biografia para Instagram:

1. Descrição da marca

Uma auto-descrição é importante para mostrar aos seguidores o que esperar da marca. Então, fale o que sua empresa faz, ou resuma sua missão em uma frase. 

Vamos ver alguns exemplos: 

  • Acreditamos em soluções práticas de verdade; 
  • A transparência é nossa prioridade! 
  • Nossa missão é ajudar você. 

Claro, essas são apenas algumas ideias, bem genéricas. O ideal é que você seja original e criativo nessa frase. Essa é sua oportunidade de mostrar à que veio

Aqui, você também pode colocar algumas palavras curtas que descrevam a atividade da sua empresa. Por exemplo: 

  • Doces artesanais, festas e salgados; 
  • Consultoria financeira e Bussiness Inteligence;

2. Mostre um diferencial

Se você quer crescer nas redes sociais, precisa destacar sua marca das demais. Por isso, se você tem um grande diferencial, mostre-o logo no perfil. 

O diferencial é algo que só sua empresa oferece, ou que diferencia sua marca das outras no setor. Isso pode ser: 

  • Compromisso com sustentabilidade ou uma causa; 
  • Serviços exclusivos ou personalizados;
  • Políticas de cobertura de ofertas;
  • Garantias. 

Novamente, esses são apenas exemplos. Diga aos seus seguidores o que torna sua empresa especial! 

3. Inclua uma CTA

Um CTA, ou Call to Action, é uma frase chamativa, usada para incentivar o leitor a fazer algo. Isso pode ser clicar em um link, seguir o seu perfil, ou marcar a empresa em um post, por exemplo. 

Use verbos no imperativo, como “clique aqui” ou “confira nosso outro perfil”. 

4. Use espaçamentos e quebras de linha

Para que o perfil seja bonito e tenha aparência organizada, é fundamental formatar o texto bem. 

Os espaçamentos e quebras de linha ajudam o leitor de muitas maneiras: 

  • Facilita o entendimento;
  • É mais agradável e fácil de ler;
  • Separa as informações em tópicos, temas ou tipos de dados. 

Para formatar a biografia para Instagram direitinho, você vai precisar usar alguns truques: 

Se as quebras de linha não funcionarem, você pode usar o bloco de notas para escrever e depois colar o texto no perfil. Isso vai fazer com que os parágrafos e linhas puladas sejam mantidos. 

Outra opção é o uso do caractere invisível. Para usar, é só copiar e colar os caracteres dentro das setas: >>⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀<<

5. Adicione Emojis

Os Emojis são uma forma muito simples de deixar a biografia para Instagram mais colorida e chamativa. 

Para colocar, é só usar o teclado do seu smartphone normalmente. Outra opção é copiar e colar os símbolos desejados usando sites como o GetEmoji.

E, já que estamos falando dos Emojis, que tal revisar algumas regrinhas de uso: 

  • Use apenas Emojis que se relacionem com seu setor, marca ou emoção da frase. 
  • Moderação é chave! Não use mais do que um emoji por linha, como regra geral. 
  • Nada de repetir o mesmo emoji várias vezes para ênfase! 
  • Cuidado para não usar emojis com significado duplo.
  • Evite emojis associados a causas, religiões e grupos étnicos específicos se você não fizer parte deles ou não estiver explicitamente apoiando o grupo em questão.

6. Use palavras-chave

A regra de ouro do marketing online continue valendo! Por mais que as formas de distribuição de conteúdo tenham evoluído nos últimos anos, existe uma constante. As palavras-chave

Isso é, palavras específicas, relacionadas ao seu negócio. Elas ajudam algorítimos a encontrar seu perfil quando usuários fazem buscas. 

Então, use sua biografia no Instagram para reforçar o SEO. 

7. Link tree: como usar na biografia para Instagram?

Se você precisa colocar vários links na sua biografia para Instagram, o Link Tree pode ser uma solução. 

Com essa ferramenta, é possível criar uma página onde todos os links ficam listados. Assim, você usa o CTA da bio para mandar o usuário para essa página. Dali, ele pode encontrar o que precisa. 

Um exemplo de situação onde isso pode ser necessário é para artistas que vendem produtos com seus designs em diversas lojas. 

O ideal mesmo é que sua empresa tenha um site institucional linkado na biografia para Instagram. Mas, enquanto isso não é possível, o Link Tree é uma alternativa muito melhor do que encher a bio de links. 

8. Evite frases prontas e biografias para Instagram pré-montadas

Se você está pesquisando sobre como escrever biografia para Instagram, certamente encontrou vários modelos prontos. Existem artigos com centenas deles em um lugar só! 

Pode ser muito tentador apenas copiar e colar algo no perfil. Mas fuja desse falso atalho!

No longo prazo, essas biografias prontas não fazem nada pela sua marca. Não ajudam você a se destacar e não ajudam seus clientes a entender melhor a empresa.

O ideal é ser original e criativo! Evite biografias pré-montadas, e aproveite para correr também das frases clichê. 

Pense que, da mesma forma que você achou esses exemplos prontos em alguns minutos, seus clientes também vão. Isso passa uma imagem nada profissional.

9. Liste Interesses

Tornar empresas mais humanas é uma super tendência no marketing. Isso é, mostrar mais do dia a dia, sentimentos e pessoas por trás da marca. 

Quando você lista interesses em um perfil corporativo, no entanto, é fundamental manter a relevância com o setor. 

Por exemplo, uma empresa que vende ferramentas para trabalhos em madeira pode listar: escultura, marcenaria, arte em madeira. 

Assim, você está envolvendo comunidades com sua marca.

10. Não exagere no Tamanho

A biografia para Instagram, como vimos, tem um número de caracteres limitados. Por isso, você precisa priorizar as informações. 

O ideal é que você use ainda menos do que o limite. Use frases curtas e palavras-chave para reduzir quantos caracteres você precisa para passar uma informação. 

seja breve na biografia para instagram
Seja breve e use frases simples e diretas.

Por exemplo, ao invés de dizer: 

Nossa empresa apoia os artesãos locais e a produção sustentável

Reduza para: 

Apoio ao Artesanato Local e Sustentabilidade

Conclusão

Escrever a biografia para Instagram perfeita pode ser um desafio. Mas, se você dividir essa tarefa em etapas, fica mais fácil. Em resumo: 

  • Selecione as informações mais importantes;
  • Escreva de forma direta e simples;
  • Use um CTA e um link;
  • Adicione espaçamentos e quebras de linha;
  • Coloque emojis;

Prontinho! Ah, e você sempre pode fazer testes e ajustes no seu perfil. Observe suas métricas para entender o que funciona melhor para seu público! 

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Até a próxima!