Bio do Instagram: Como Criar a Sua e Ganhar Mais Seguidores e Clientes!

Lucas Bernardes

12/12/2022

Primeiramente você precisa entender que a bio do instagram é uma poderosa ferramenta de atração, que te permite alcançar novos seguidores e clientes.

Sem dúvidas a ferramenta mais simples e poderosa do instagram quando o assunto é conversão.

Um campo de apenas 150 caracteres tem o poder de direcionar as pessoas que ainda não te seguem e as que já te seguem.

Quando construída de forma estratégica, ela é capaz de otimizar o caminho que um seguidor em potencial irá fazer até você. Esse pequeno campo precisa ser preenchido com informações claras e objetivas. Assim será fácil fazer seu perfil se destacar.

Entretanto existem alguns erros muito comuns cometidos por pequenas e grandes contas que infelizmente acabam atrapalhando a captação de novos seguidores e clientes.

Neste artigo você vai aprender de forma definitiva o que é uma bio, qual a sua função dentro do Instagram e o passo a passo para você criar uma do zero e ser capaz de atrair as pessoas certas para a sua conta.

O Que É a Bio Para o Instagram?

biografia instagram
O significado de BIO do Instagram.

A bio nada mais é que um campo para texto que o Instagram disponibiliza abaixo da sua foto de perfil. A bio está disponível para todos os usuários – tanto perfis profissionais, como perfis pessoais têm acesso a essa funcionalidade.

Esse campo permite apenas 150 caracteres para a inserção de texto e emojis. Por isso, se você tem um perfil profissional no Instagram ou pretende ter um, é muito importante criar uma bio funcional, que seja coerente com seu conteúdo e que converse com o seu público alvo.

Além do espaço para texto, existe um outro espaço para link. Infelizmente o Instagram suporta um único link, por isso muitas contas costumam recorrer às árvores de links (link tree) para disponibilizar diversos links de uma vez só para seus seguidores.

Qual é a Função da Bio no Instagram?

A bio tem um papel muito importante na composição de um perfil no Instagram.

A função da bio é categorizar sua conta e facilitar todo o processo de conversão das pessoas que ainda não te seguem.

Além disso ela é uma grande otimizadora, pois revela de forma mais direta quem é o público alvo do seu perfil, o objetivo da sua conta e o seu diferencial.

Em primeiro lugar é importante ressaltar que a bio é o primeiro contato que um seguidor em potencial terá com você.

A grande maioria dos usuários do Instagram costumam utilizar a plataforma em smartphones e assim, a aba dos perfis costumam ocupar grande parte da tela e a bio tem um grande destaque.

Por isso, se você acessa o Instagram pelo smartphone sabe que para acessar o feed, é necessário deslizar a tela. A bio surge no topo, junto com seu nome de usuário (user), foto de perfil, nome, número de postagens, seguidores e usuários seguidos.

Ou seja, é muito importante se atentar aos dados inseridos na sua bio.

Mas que tipos de dados precisam ser adicionados a uma bio de sucesso no Instagram?

O Que Colocar na sua Biografia do Instagram?

bio instagram
Veja abaixo as informações que não podem falta na sua Bio.

Já vimos anteriormente que a bio tem um papel muito importante na composição de um perfil de sucesso no instagram.

Mas o que é realmente preciso colocar na bio?

Em primeiro lugar é preciso ter clareza dos conteúdos que você compartilha ou está pensando em compartilhar no Instagram. A bio precisa conversar com o seu conteúdo apresentado em todos os formatos da rede social.

Se você não tem noção da transformação que o seu conteúdo vai causar nas pessoas, provavelmente a sua bio será bem disfuncional.

Uma bio disfuncional só vai servir de enfeite. Ela não deixará claro para ninguém o foco do seu conteúdo e acabará te impedindo de alcançar as pessoas que precisam dele.

Por isso é bom pensar nos benefícios que uma pessoa terá ao seguir seu perfil. Por que sua conta merece ser seguida? O que as pessoas vão ganhar te seguindo? Qual a sua especialidade?

Adicionar essas informações vai fazer com que o seu público alvo possa te encontrar com muito mais facilidade.

Podemos dividir o espaço de 150 caracteres em 3 linhas. Nelas você vai fornecer informações sobre seu objetivo no instagram, seu público alvo e vai fornecer por fim uma chamada para ação (a famosa CTA).

Mas antes de se atentar a essas três linhas, vamos focar em primeiro lugar no seu nome, que fica uma linha acima da sua bio e é tão importante quanto ela.

O Que Escrever no Nome?

O campo nome fica acima da Bio.

Neste campo é interessante você colocar seu próprio nome ou o nome da sua empresa. Também é recomendado inserir uma palavra chave. Essa palavra chave vai facilitar seu nome nas buscas feitas de forma manual no Instagram.

Por exemplo, se você é manicure e produz conteúdo sobre isso, é legal inserir seu nome e uma palavra chave como “manicure” ou “unhas”.

Primeira linha da Bio: O que você Faz

A primeira linha da bio é dedicada à exposição do seu objetivo com o Instagram. Nesse ponto é legal levar em consideração o seu nicho e o tipo de conteúdo que você compartilha no Instagram.

Seu seguidor em potencial precisa enxergar seu perfil como uma oportunidade. Por isso é importante mostrar o seu grande diferencial na bio. Com o diferencial exposto as coisas mudam. Fica mais fácil entregar logo em primeiro contato o que as pessoas vão ganhar se passarem a te seguir.

Supomos que você seja do nicho de Copywriting. Seu objetivo principal é ajudar as pessoas a se tornarem copywriters.

Conseguiu enxergar a oportunidade aí? A oportunidade que esse perfil entrega é uma oportunidade de trabalho – começar a investir na carreira de copywriter.

Sendo assim o seu público alvo são pessoas que escrevem ou pessoas que são entusiastas da escrita. 

Além disso, essas pessoas não precisam necessariamente ter grandes conhecimentos acerca do copywriting. É preciso que elas tenham  apenas uma certa afinidade com a escrita.

Entretanto, é importante mencionar o copywriting em algum momento. Isso pode ser feito por meio de uma palavra chave no seu nome, por exemplo.

Podemos pegar um outro exemplo. Você trabalha com cabelos. A sua intenção é usar seu perfil do instagram para expor seu negócio e consequentemente captar clientes em potencial.

Assim, uma bio atrativa é aquela que mostra o que você faz (trabalha como cabeleireiro profissional) e para quem faz (se for um subnicho, inclua-o. Ex: noivas, loiras, alisamento, etc.). Quanto mais clara for, mais resultados ela te trará.

Segunda Linha da Bio: Provas sociais

A segunda linha é perfeita para inserir as suas provas sociais.

As provas sociais são os números capazes de transmitir confiança e autoridade para as pessoas que te seguem ou que aquelas que estão visitando o seu perfil.

O ser humano costuma confiar muito mais nas coisas quando se depara com comentários e avaliações de pessoas que tiveram algum nível de contato com um produto ou serviço.

Quanto mais comentários encontrarmos, mais confiante ficamos para tomar uma decisão, não é mesmo?

Em outras palavras: As provas sociais servem para validar um produto ou serviço e mostrar a sua autoridade. Por isso, nessa linha vale inserir qualquer número ou feito que vá aumentar o poder de decisão do seu cliente em potencial.

Assim, aqui vale inserir o número de alunos que já passaram por seu curso, mentoria, consultoria e por aí vai.

Vale também mencionar seus anos de experiência no mercado, colocar o nome do seu método (se você tiver um), dígitos do seu maior faturamento, avaliações do seu produto e muito mais.

Se você ainda não tem provas sociais, é interessante usar a segunda linha para detalhar seu objetivo com seu perfil no Instagram. Você pode por exemplo colocar os temas que você mais fala no seu instagram além do seu nicho.

Vamos voltar ao exemplo do perfil de Copywriting. Se o seu objetivo é ensinar mais sobre o copywriting como profissão, pode ser legal inserir linhas editoriais como marketing de conteúdo, publicidade e produtividade.

Terceira linha da Bio: Chamada Para Ação

A terceira linha é dedicada exclusivamente a uma pequena frase que vai direcionar seu seguidor a uma página fora do instagram. 

Esse conjunto de frase + link é comumente nomeado de Chamada para Ação (CTA). A CTA é importante para a sua bio, porque ela tem a função de fazer as pessoas saírem do instagram. Essa saída implica na busca pelas promessas e diferenciais propostos dentro da sua bio.

O link não pode ser inserido dentro da bio, por isso ele fica localizado em uma seção exclusiva. Além disso, ele está disponível apenas para contas profissionais. Por isso é preciso configurar sua conta para ter acesso ao link.

Infelizmente o Instagram suporta apenas um link, por isso muitas pessoas usam as árvores de links que vimos anteriormente.

Se você tem mais de um canal de comunicação, por exemplo, vale a pena criar uma árvore de links. Isso pode facilitar o caminho do seu cliente até você.

Existem milhares de plataformas e aplicativos que disponibilizam esse recurso de forma gratuita. As plataformas mais conhecidas são o linktree, canva e o milkshake.

A Copfy usa uma prova social focada em alunos:

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Reforçamos a nossa autoridade com o número de alunos que temos.

Por que a nossa bio é focada em alunos? Porque o objetivo da Copfy é educar os empreendedores que utilizam as redes sociais para atrair seguidores e clientes. 

Os 2 Erros Mais Comuns em Uma Bio no Instagram

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Existem muitos erros nas bios no Instagram.

Um dos maiores erros da bio no Instagram é a falta de clareza

Muitos perfis focam em utilizar uma frase de impacto, mas não se atentam ao seu objetivo com o Instagram, seu diferencial e a audiência.

A clareza está ligada à objetividade. Todos nós sabemos que as redes sociais são espaços para conteúdos curtos e instantâneos. Por isso, você precisa encontrar uma forma de comunicar o que você faz, para quem faz e o seu diferencial da forma mais curta possível.

Outro erro que acaba sendo muito recorrente é a quantidade de linhas. Como vimos anteriormente, as pessoas costumam entrar no Instagram pelo smartphone.

A quantidade de linhas é um fator que gera muito impacto, porque geralmente os smartphones têm um limite de linhas expostas. Quando todos os caracteres são usados, o aplicativo do Instagram oculta as partes finais, deixando reticências (…).

Essa parte oculta pode esconder uma chamada para ação do seu site, por exemplo.

Poucos usuários vão querer clicar nas reticências e isso pode ser prejudicial para você que oferece um produto ou serviço por exemplo e precisa fazer com que as pessoas entrem em um link externo.

Ou seja, esse ponto que parece ser tão insignificante pode ser uma barreira gigante para a conversão de clientes no Instagram.

Conclusão

Por fim, é possível concluir que a bio no Instagram cumpre um papel muito importante na composição de um perfil profissional no Instagram.

Sendo assim, ela precisa ter uma atenção especial para comunicar com clareza os pontos que vão facilitar a otimização do seu perfil e facilitar o poder de decisão de uma pessoa que foi exposta ao seu instagram.

A bio precisa ser coerente com o conteúdo que você compartilha no Instagram em todos os formatos. 

Além disso, é importante que ela comunique com bastante clareza a transformação que você gera com o seu conteúdo e mostre as oportunidades que alguém pode ganhar ao passar a acompanhar seu perfil.

Uma bio estratégica tem 3 linhas. A primeira linha cumpre a função de apresentar o foco do seu conteúdo e o público na qual você busca consumir o seu conteúdo.

Em seguida vem a segunda linha , onde o foco é exercer autoridade. Números e experiência são muito bem vindos por aqui. Qualquer coisa que vá aumentar o poder de decisão do seu público vale a pena ser exposto na segunda linha.

Por último e não menos importante temos a chamada para ação (CTA) + link.

A CTA é um ponto muito importante para você que tem um negócio. É a partir dela que as pessoas vão entender que você oferece algo fora do instagram do interesse delas.

Infelizmente não é possível colocar links nos posts no feed. Por isso é muito importante ter um link na bio para direcionar as pessoas no seu conteúdo compartilhado no feed.

Viu como é possível criar uma bio estratégia no Instagram? Agora você tem a missão de colocar todo o passo a passo exposto neste artigo em prática, combinados?

Lembrando que dentro do Copfy Club você tem acesso a vários cursos sobre instagram, para aprender a criar um perfil irresistível e que vende muito!

Nesse vídeo você encontra passos práticos para criar sua bio no Instagram:

Até a próxima!