Como conseguir seguidores em 2021: NÃO COMPRE! Aprenda aqui!

Lucas Bernardes

01/06/2021

Como conseguir seguidores no Instagram? Essa é uma das perguntas mais feitas por marcas que querem usar a rede para crescer. 

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Como conseguir seguidores no Instagram? Aprenda o segredo nesse artigo!

E é muito comum acabar escolhendo o caminho errado quando o assunto são os números. Já vamos dar a principal doca do artigo: não compre seguidores

O Instagram é a rede social que mais cresce no Brasil. Assim, não é de se espantar que muitas empresas usem esse canal para crescer. 

Essa é uma forma direta e pessoal de se comunicar com seu público. Mas, para isso, é preciso que eles estejam seguindo seu perfil, certo?

Nesse artigo, você vai aprender como conseguir seguidores para o Instagram da sua marca. Falamos de seguidores reais, que vão gerar engajamento e, até mesmo, vendas

Então, continue lendo para descobrir o segredo por trás das marcas que viralizaram nas redes sociais! Vamos falar sobre: 

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Como conseguir seguidores no Instagram?

Conseguir seguidores no Instagram não precisa ser um bicho de sete cabeças. Na realidade, a maioria das pessoas acaba complicando bem mais do que precisa. 

Quando o assunto é crescimento orgânico, não há muito segredo: conteúdo de qualidade, uma estratégia sólida e consistência são seus melhores amigos. 

Aí, você nos pergunta: mas e o algorítimo? Hashtags? Melhor horário para postar?

E respondemos: é exatamente assim que as pessoas perdem o foco de suas estratégias. Isso é, tiram a atenção daquilo que realmente é importante para seu sucesso: ser relevante para seu público.

Não existe fórmula mágica para decolar.

Você precisa conhecer sua audiência e postar coisas que sejam úteis para ela. 

Outra coisa que não deve ser ignorada é o potencial dos anúncios pagos no Instagram. Com uma estratégia bem montada, esse pode ser um pequeno atalho para alavancar seu crescimento no começo.

Por que você não deve comprar seguidores

Quando você pesquisa sobre como conseguir seguidores, muito provavelmente encontrará a opção de compra. Isso é, pagar para que alguém aumente o número de seguidores do seu perfil. 

Isso pode parecer um atalho atrativo, mas lembre-se: não existe fórmula mágica. Pensar apenas em números é uma enorme furada. Vamos explicar por que: 

Quando você compra seguidores, está contratando bots para seguir seu perfil. Os bots são perfis falsos, isso é, de pessoas que não existem. Eles irão seguir sua marca de maneira automatizada.

E, sim, mesmo os sites que prometem seguidores “reais” usam bots para entregar os números comprados. 

Você não está sendo seguido por pessoas de verdade quando compra seguidores.

O que isso significa? Que você está enchendo seu perfil de números vazios. Esses são “seguidores” que não interagem com seu conteúdo, não recomendam a marca e não viram clientes.

Você já deve ter ouvido que, com maior número de seguidores, o Instagram mostra seu conteúdo para mais pessoas. Isso também é mentira. O algorítimo não é tão simples, e leva muito mais em consideração do que o número de seguidores do perfil.

Vale lembrar que, com um grande fluxo de bots seguindo seu perfil, sua visibilidade pode até mesmo sofrer penalidades. É o famoso shadowban: o Instagram para de mostrar seu conteúdo por um tempo porque você usou táticas para confundir o algorítimo. 

Mesmo que você não seja penalizado, ainda fica óbvio que você comprou seguidores para quem mais importa: seu público. Eles estão vendo um número enorme de seguidores aparecerem do dia para noite. Eles notam que esses seguidores não interagem com a marca. 

A última coisa que você quer é passar para seu público a imagem de uma marca desonesta e que se preocupa apenas com números. 

Passo a Passo para crescer no Instagram

Bom, agora você já sabe o que não fazer. Então, vamos falar sobre como conseguir seguidores do jeito certo

Como você já aprendeu, não há uma receita mágica: será preciso trabalho e muita força de vontade para se destacar. 

Bora começar? Então aprenda com o passo a passo:

Passo 1: Conheça seu público

Esse é, e sempre vai ser, o ponto mais importante em qualquer estratégia de marketing. Você precisa entender o seu público. E Isso não significa apenas levantar informações sobre faixa etária, dados demográficos e gênero. 

É fundamental entender o que seu público quer ver no Instagram.

Conhecer seu público significa entender quais são os desafios e problemas no dia a dia deles. Qual o tipo de solução que procuram. E, principalmente, entender qual o tipo de conteúdo que eles consomem, onde buscam esse conteúdo e por quê. 

Seu público está sempre procurando aprender algo novo? Então o conteúdo deve ser educativo. 

Seu público busca soluções práticas e simples? Então você deve postar listas, dicas e recursos. 

Compreender as necessidades do seu público, como você pode ver, vai além de oferecer os melhores serviços e produtos. O conteúdo também é uma necessidade hoje. Então, você tem que produzi-lo com a mesma atenção.

Passo 2: Diferencie seu conteúdo

Você sabia que todos os dias, são postadas 400 milhões de Stories no Instagram? E esse é apenas um dos formatos de conteúdos da rede. 

Com o usuário médio passando cerca de 1h por dia na rede, o desafio já deve estar claro para você. 

Você está competindo com muito conteúdo por pouco tempo da atenção do seu público.

Isso significa que você precisa de estratégias para tornar o seu conteúdo único! 

Sabemos que é mais fácil falar do que fazer. Esse passo depende da sua criatividade, então, coloque a cabeça para trabalhar. 

Você pode se destacar pela sua personalidade, modo de falar ou até mesmo pelo tipo de conteúdo que posta. 

O importante é sempre pensar em ideias originais e criar conteúdo de qualidade!

Passo 3: Acompanhe suas métricas

A conta comercial do Instagram oferece vários recursos interessantes. Para nós, o mais importante é a habilidade de acompanhar métricas detalhadas sobre seus posts e seguidores. 

Através dos Insights, é possível ver quantas curtidas, compartilhamentos, comentários e salvamentos cada post teve. Mas você também pode acompanhar o alcance, quantos seguidores viram o post e muito mais. 

Ficar de olho nas estatísticas é fundamental. Assim, você pode ver qual tipo de conteúdo funciona melhor para você

Toda empresa é única: seu público também. Por isso, não tem como dizer que conteúdos “x” ou “y” são os campeões para aumentar alcance. É preciso entender o que dá certo com o público que você quer atrair. 

Passo 4: Seja consistente

Não adianta fazer o melhor conteúdo do mundo e postar só uma vez a cada duas semanas. Para ganhar visibilidade, é essencial ser consistente e postar todos os dias.

Isso mesmo: todo dia! Um conteúdo por dia é o mínimo que sua marca precisa fazer para ganhar tração. 

O ideal, claro, é que você faça mais que o mínimo. Lembre-se do tamanho da sua competição! 

Passo 5: Comece agora!

O erro mais comum de empreendedores que estão aprendendo como usar o Instagram para marketing é justamente ficar só na teoria. 

Não importa quantos cursos você fizer: se não começar a colocar o que aprendeu em prática, não vai sair do lugar. 

Pode parecer óbvio. Mas você se espantaria com o número de pessoas que pulam o passo mais importante: fazer e postar o conteúdo. 

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Começar a colocar seus conhecimentos em prática também ajuda você a aprender mais!

Não deixe para amanhã. 

Suma com essas desculpas:

  • Preciso aprender mais sobre o Instagram: o melhor jeito de aprender é usando! 
  • Faltam informações sobre meu público: quando você posta, coleta dados importantes sobre o que funciona. 
  • Ainda não sei como produzir conteúdo profissionalmente: você vai ficar cada vez melhor, mas só se praticar!  

Dicas para aumentar o alcance do seu perfil

Agora você já sabe o básico sobre como montar sua estratégia de conteúdo. Mas, provavelmente, também está procurando algumas dicas práticas. 

Sem problemas! Nessa parte do artigo, vamos falar sobre coisas que você pode fazer hoje mesmo para melhorar seu conteúdo. 

Lembre-se: tire o foco do algorítimo e números de seguidores por enquanto. Comece se concentrando na qualidade dos seus posts. 

O próximo passo é definir e otimizar uma estratégia de conteúdo. Só depois você deve se preocupar com a otimização dos números.

Invista na qualidade do seu conteúdo

O Instagram é uma rede social extremamente visual. É por isso que ela faz tanto sucesso! Mas isso também significa que você precisa caprichar no que posta. 

As fotos e vídeos que sua marca compartilha nas redes precisam ter qualidade. Investir nisso pode significar:

  • Contratar profissionais como fotógrafos, designers ou editores de vídeo; 
  • Adquirir software especializado para edição;
  • Fazer cursos que ensinem como aumentar a qualidade dos posts.

O mínimo que você precisa fazer é buscar as especificações técnicas dos formatos do Instagram. Por exemplo, você já sabe o tamanho ideal das imagens para o Feed? 

Aproveite todos os formatos de conteúdo do Instagram

O Instagram começou como uma rede para o compartilhamento de fotos. Mas evoluiu muito desde então. 

Hoje, existem vários formatos e canais dentro da plataforma. E sua marca deve aproveitar todos! 

Vamos lá: 

  • Feed: para posts de imagem e vídeo de caráter permanente. Aqui você também pode fazer postagens em carrossel. É perfeito para dicas, listas e fotos de produtos. 
  • Stories: vídeos e fotos postados aqui duram apenas 24h. Esse é um ótimo espaço para postar o dia a dia da empresa, fazer enquetes e anunciar lives ou promoções. Stories são perfeitos para estimular o engajamento!
  • Reels: esses são o grande trunfo de quem busca mais alcance! Os Reels são uma ótima forma de fazer seu conteúdo ser mostrado para pessoas que ainda não seguem seu perfil. 

Se o seu foco é conseguir mais seguidores, os Reels podem ser o melhor caminho. Temos um curso super completo sobre isso! Conheça: 

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Interaja com o seu público

A grande vantagem das redes sociais é a possibilidade de interagir com seu público de forma direta e pessoal. Então, não jogue esse trunfo fora! 

Responder comentários é apenas o começo! 

Você pode usar os Stories para fazer perguntas e enquetes. Postar situações no dia a dia da empresa também vale! Afinal, é importante que seu público possa se identificar com a marca. 

Com os Reels, você pode lançar ou participar de desafios e Trends. Peça para quem fizer o desafio marcar seu perfil. E, claro, interaja com os posts onde for marcado. 

Temos mais dicas de como fazer Reels incríveis nesse link!

Use as redes sociais para interagir com seu público o máximo possível!

Lives são uma ótima forma de conversar diretamente com sua audiência. É legal responder perguntas ao vivo, planejar video-aulas ou apenas passar um tempo com os seguidores. 

Não tenha medo de fazer testes e ajustar a estratégia

Errar é natural, principalmente quando o assunto são redes sociais. Você certamente vai ter ideias de conteúdo que parecem incríveis, mas não dão tão certo na prática. E tudo bem! 

Claro, insistir no erro é outra história! 

É por isso que acompanhar métricas é importantíssimo. Para trabalhar com marketing, especialmente na internet, você precisa ser flexível e dinâmico. 

Então, sem medo de abandonar um projeto que não está dando resultado e partir para a próxima ideia. Quem erra rápido, aprende rápido. 

Por isso, coloque em prática, teste e se adapte!

Aprenda mais sobre copywriting

Copywriting é a técnica usada por profissionais para escrever legendas, emails e vários outros tipos de comunicações. Vale à pena pesquisar um pouco sobre isso para criar posts melhores no Instagram. 

O que você absolutamente precisa saber é

  • Use frases curtas e simples. 
  • A primeira frase da legenda deve ser chamativa. 
  • Use emojis, mas sem exagero! 
  • Não faça textos enormes.
  • Não encha a imagem do post de texto: o objetivo do Instagram é focar no visual. 
  • Sempre use uma chamada para ação no final da legenda. Isso é, convide o público a responder uma pergunta ou marcar alguém, por exemplo.

Monte um cronograma de publicações

Postar mais de uma vez por dia pode parecer um trabalho imenso. Mas não é se você se organizar. 

Você não precisa (nem deve) criar a ideia e o conteúdo só na hora de publicar. Tire um dia da semana, ou do mês, para produzir bastante. Faça vários posts e guarde. Então, é só criar um calendário organizando o que postar durante o mês. 

Existem, inclusive, alguns aplicativos que permitem a programação de conteúdo em redes sociais. Assim, você tem um plano mais conciso e não precisa se preocupar o tempo todo com redes sociais.

Aprenda com a concorrência

Siga as redes sociais de outras empresas no seu setor. Veja o que eles postam, o que dá certo para eles. Essa é uma ótima fonte de informação e inspiração.

Mas atenção: NADA de copiar conteúdo!  Afinal, seu objetivo é diferenciar sua marca. 

Uma dica que sempre damos é criar uma tabela ou até mesmo enviar os conteúdos mais legais para um grupo no WhatsApp. Assim, você guarda toda a inspiração em um lugar só.

Conclusão

E aí, já sabe como conseguir seguidores para o seu perfil do Instagram? Esperamos de verdade que esse artigo tenha ajudado a esclarecer um pouco mais o processo. 

Não pare de buscar mais ideias e novas formas de explorar sua criatividade no Instagram!

Se você ainda tem dúvidas, não deixe de perguntar! Estamos aqui para ajudar. 

Ah, e não esquece de pegar seu curso gratuito do Insta! É só clicar aqui para acessar o conteúdo, sem complicação.

Até a próxima!