O que postar no Instagram? 20 Ideias para atrair seguidores

Lucas Bernardes

08/06/2021

O que postar no Instagram para atrair seguidores e encorajar engajamento? Esse pode ser um verdadeiro desafio!

o que postar no instagram
Sem ideias sobre o que postar no Instagram? A gente ajuda!

Hoje, as redes sociais são o principal veículo de marketing para empresas de todos os tamanhos. E o Instagram é a maior delas, sendo a rede que mais cresce no Brasil! 

Você certamente já leu por aí que sua empresa precisa se dedicar ao conteúdo nas redes sociais. Postar com frequência, conteúdo original e relevante

Mas é muito mais fácil falar do que fazer, não é mesmo? Muitas vezes, é difícil ter inspiração para postar todos os dias. 

Estamos aqui para dar uma mão nisso também! Nesse artigo, vamos falar sobre: 

Ah, e segue a gente no Instagram! Tem sempre muita inspiração para o seu conteúdo lá!

Não sabe o que postar no Instagram?

Você, com certeza, já sabe a importância do Marketing para Instagram. E, em todo guia que você ler na internet, vai encontrar a mesma dica: 

Seu conteúdo no Instagram precisa seu útil, atualizado e original!

Mas o que você não encontra são ideias sobre o que postar no Instagram, na prática. Muitas vezes, ter ideias é mais complicado do que parece. 

Seja porque você está começando agora ou porque já esgotou suas ideias, é normal ter dificuldades. Lembre-se: até as pessoas mais criativas do mundo, de vez em quando, passam por bloqueio.

Quantos posts você deve fazer por dia?

Sempre falamos na Copfy Academy (e vamos continuar insistindo): É fundamental postar todos os dias para fazer seu perfil crescer. 

O ideal mesmo é fazer mais que isso. Afinal, você quer destacar sua marca das demais, não é? 

Nossa sugestão é montar um calendário de posts, com pelo menos um por dia. Desafie-se e faça mais: Planeje, ao menos, um Reel, um Feed e um Story diariamente.

Pode parecer muito, mas o truque é não deixar para produzir o conteúdo só na hora de postar. Afinal, você provavelmente não tem como dedicar o dia todo ao Marketing no Instagram. 

Separe um dia da semana, ou do mês, para gravar e fazer artes. Assim, você tem os posts prontos, e pode até programar alguns através de aplicativos especializados. 

Dicas sobre o que postar no Instagram

Vamos começar esse guia com algumas dicas gerais. Essas ideias vão ajudar você na hora de planejar e produzir seu conteúdo. 

Durante todo o processo, a coisa mais importante que você deve fazer é lembrar do princípio de todo o Marketing:

Conhecer e compreender seu público, o que ele busca e como se comunica é essencial.

Afinal, não adianta ter os melhores posts se seu público não está interessado no assunto abordado. 

Encontre suas linhas editoriais

As linhas editorias são os tipos de post do seu perfil. Calma que vamos explicar melhor. 

Abra qualquer perfil comercial de sucesso no Instagram. Analisando o Feed, você provavelmente vai perceber um padrão nos temas e tipos de postagens

linhas editoriais no instagram
As linhas editoriais ajudam a otimizar o seu conteúdo no Instagram.

Na maioria dos casos, você pode agrupar os posts em categorias. Por exemplo, o perfil de uma marca de maquiagem pode postar: 

  • Tutoriais;
  • Fotos de looks prontos; 
  • Fotos artísticas de seus produtos; 
  • Memes sobre maquiagem. 

Definindo linhas editoriais, é mais fácil ter ideias sobre o que postar no Instagram. Além disso, você também consegue distribuir melhor seu conteúdo em um calendário de publicações.

Acompanhe as estatísticas

Mas como saber quais são as melhores linhas editoriais para agradar seus seguidores? Testando, claro! 

Nossa dica é tirar um tempo para registrar o desempenho dos seus posts em uma planilha. Não precisa ser nada muito complicado: curtidas, comentários, compartilhamentos e alcance, para começar. 

Depois de um tempo, vai começar a ficar claro quais são os temas e tipos de post que apresentam melhor desempenho

Se você quer aprender mais sobre como acompanhar essas métricas, leia esse outro artigo sobre Marketing no Instagram!

Tenha uma base para inspiração

Não há nada de errado em buscar inspiração em outros perfis, redes sociais ou formatos de mídia. Claro, copiar não é nada bom para sua marca: nem para os números, nem para sua reputação.

No entanto, a maioria das ideias aparece quando vemos algo inspirador. Então, é ótimo que você consuma conteúdo relacionado ao seu setor. 

o que postar no instagram
Acompanhar outros perfis do setor é ótimo para ter ideias e se manter atualizado sobre tendências.

Você pode salvar vídeos, imagens e textos que te inspirem de várias maneiras. Desde um arquivo no bloco de notas até uma planilha. 

Não precisa ser complicado: basta ter um lugar para reunir suas ideias e inspirações!

Fique em dia com as tendências

O único jeito de realmente se manter atualizado sobre o que está rolando nas redes sociais é acompanhá-las como usuário

Se você usa as redes apenas para a divulgação da sua marca, é muito provável que caia em alguns desses erros: 

  • Postar tendências desatualizadas; 
  • Não entender como um formato ou recurso é utilizado; 
  • Não criar uma relação com outras pessoas e marcas no seu setor;

Isso tudo aliena seu público, e dá ao perfil aquela aparência de empresa engessada tentando parecer moderna nas redes sociais. 

20 Ideias para o que postar no Instagram

Agora que você já entende o que postar no Instagram de maneira geral (e quais erros evitar), vamos dar algumas ideias, na prática! 

ideias para o instagram
Inspire-se para criar conteúdo para o Instagram!

Separamos as nossas 20 sugestões de conteúdo em 4 categorias: 

  • Stories;
  • Reels;
  • Feed e;
  • Ideias gerais. 

Vamos lá?

O que postar nos Stories?

O Instagram Stories é um formato informal e dinâmico. Isso porque as postagens aqui ficam disponíveis por apenas 24 horas no perfil.

Como são temporárias, você pode usar o formato para se comunicar com seu público de maneira mais irreverente.

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E, enquanto isso, vamos ver algumas ideias de conteúdo: 

1. Frases e Citações

Postar imagens com texto no Feed não é uma boa ideia. Afinal, o Instagram é uma rede mais visual, e a página da sua empresa precisa ser chamativa. 

Nos Stories, no entanto, as frases e citações estão liberadas! 

Lembre-se de cuidar para que o tema não fuja muito do escopo da sua marca

2. Enquetes

As enquetes são um recurso incrível dos Stories. Através delas, você pode encorajar engajamento e até mesmo descobrir coisas importantes sobre seu público. 

Pergunte sobre o que eles querem ver no perfil, quais são seus produtos favoritos… As possibilidades são infinitas! 

Para postar uma enquete, é só selecionar os stickers no canto superior direito da tela. Lá, você encontra a opção “enquete”. 

É só escolher sua pergunta e as opções de resposta e compartilhar nos Stories! 

3. Swipe Up e Links

Outro recurso importante para marcas são os links. Assim, você pode direcionar seus seguidores para páginas de produtos, por exemplo. 

Vale lembrar que, como acontece com diversos recursos no Instagram, os links não estão disponíveis para todas as contas. 

Nesse caso, é preciso ter mais de 10 mil seguidores ou uma conta verificada para usar a ferramenta. 

Caso seja possível no seu perfil, ao gravar o Story, você verá um ícone de corrente no canto superior direito da tela. 

Quando há um link associado ao post, seu seguidor irá ser direcionado ao arrastar a tela para cima. Então, não deixe de incentivar essa ação na sua CTA! 

4. Códigos de Desconto e Promoções Relâmpago

Como os Stories só duram 24 horas, essa é uma ótima oportunidade de ativar os gatilhos mentais de urgência e escassez para seus seguidores! 

Isso é, criar promoções e códigos de desconto que duram apenas enquanto o Story está ativo.

o que postar no instagram
Promoções relâmpago nos Stories ativam gatilhos mentais importantes.

Assim, você está atingindo dois objetivos de uma vez: 

  • Realiza conversões em venda porque seus seguidores não querem perder a oportunidade;
  • Incentiva seus seguidores a ficar de olho nos Stories da marca, para não ficarem de fora da próxima promoção. 

5. Dia a dia na Empresa

Como é um formato mais casual, os Stories são a oportunidade perfeita para dar um toque pessoal e humanizado ao perfil. 

Isso pode ser feito dividindo um pouco do seu dia a dia com os seguidores. Quer alguns exemplos: 

  • Mostre seus processos;
  • Faça piadas com as frustrações do dia a dia;
  • Apresente parceiros;
  • Faça unboxing de novos produtos no estoque;
  • Divida conquistas;
  • Mostre comemorações, como aniversário de um colaborador.

Em resumo, divida com os seguidores a sua rotina na empresa. Esse é, afinal, o propósito inicial das redes sociais.  

O que postar no Feed do Instagram?

O Feed é composto de fotos e vídeos que ficam permanentemente expostos no perfil. Vale lembrar que o conteúdo postado no IGTV e nos Reels também fica disponível nessa tela. 

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Aqui, seu objetivo deve ser cativar os olhos do seguidor. Um dos motivos para o grande sucesso do Instagram é justamente o quão visual é a rede. 

O feed deve ser bonito, organizado e, principalmente, seguir uma identidade visual. Esse é o rosto da sua empresa no Instagram: capriche!

1. Dicas sobre o setor

Dicas e tutoriais são conteúdos que apresentam um desempenho incrível, e não é de hoje. 

Quando você pode ser educativo, ensinar e ajudar seu público, você se torna verdadeiramente relevante. 

Então, independente do seu setor de atuação, as dicas devem fazer parte do seu plano de conteúdo! Quer alguns exemplos? 

  • Lojas de roupas podem ensinar como combinar peças; 
  • Lojas de eletrônicos podem dar dicas sobre as melhores tecnologias; 
  • Quem presta serviços de jardinagem pode dar dicas de cultivo ou seleção das melhores plantas para o ambiente;
  • Artesãos podem mostrar o processo ou dar dicas sobre como usar seus produtos; 
  • Médicos podem dar dicas de saúde e cuidados em suas especialidades;
dicas feed
Você pode encontrar conteúdo educativo e relevante para seu nicho!

Não importa no que você se especializa: certamente existe algo que você pode ensinar! 

2. Demonstrações

Quantas vezes você já ouviu alguém comentar que o ruim de comprar online é que não dá para ver o produto em ação? 

Pois é: esse ainda é um desafio muito comum para quem trabalha com varejo online. 

Por sorte, isso pode ser facilmente resolvido com redes sociais que permitem o compartilhamento de vídeos! 

Você pode usar o Instagram para postar demonstrações dos seus produtos

E, se você trabalha com serviços, não descarte essa dica. Mostre o processo para seus clientes, especialmente se o antes e depois for visível! 

3. Processos da sua empresa

Você provavelmente se espantaria com o número de pessoas que adora ver determinados processos na internet. 

Da decoração de bolos e doces à limpeza de calçadas: é muito provável que exista algo na rotina da sua empresa que mereça um vídeo. 

Muitas marcas postam, até mesmo, o processo de preparação e embalo dos pedidos. É uma oportunidade de demonstrar carinho e atenção com cada envio. 

4. Memes (dentro dos temas da sua marca!)

Empresas postando memes? Pode sim, e deve! Desde que você consiga adequar esse formato ao tema e linguagem da sua marca. 

Assim como as Trends, é preciso decidir se esse tipo de comunicação faz sentido para sua estratégia. 

Além disso, aqui é preciso cuidado extra para se manter atualizado e utilizar os formatos da maneira correta. O meme, quando usado errado, é um tiro no pé da marca. 

5. Marcos, conquistas e parabenizações

Atingiu um número incrível de seguidores? As vendas foram um sucesso? Então compartilhe isso com seu público, e aproveite para agradecê-los. 

Outra boa ideia é acompanhar o calendário de datas importantes, como dia das Mães e Pais, por exemplo. Postagens comemorativas devem fazer parte do seu calendário, especialmente para datas com importância emocional ou social. 

O que postar no Instagram Reels?

Os Reels são o mais recente recurso do Instagram, criado para competir com o sucesso do TikTok. 

Se você quiser aprender como fazer Reels de forma eficaz, temos um artigo só sobre isso! 

Um dos principais destaques nesse formato é a aba Explorar. Nela, seu conteúdo pode ser exibido para milhares de pessoas que ainda não seguem o perfil da marca. 

Então, essa é uma oportunidade incrível de atingir novos seguidores em potencial. 

Para isso, é preciso aproveitar o algorítimo: da música às hashtags, tudo ajuda o Reel a encontrar usuários que se interessam nele. 

Quer se aprofundar? Então conheça nosso curso de Reels Magnéticos!

1. Trends

As Trends são muito similares aos memes: seguem formatos específicos e estão ligadas a determinados áudios, filtros ou estéticas. 

Por isso, valem os avisos que já demos para os memes. Para ser efetivo, o formato deve: 

  • Ser realmente atual;
  • Fazer sentido na estratégia de comunicação da sua empresa;
  • Poder ser aplicado à temática do seu setor;
  • Ser utilizado corretamente, sem quebrar os padrões do formato. 

É muito comum encontrar empresas utilizando trends da forma errada para tentar encaixar o setor no formato. O processo deve ser o oposto: o formato deve se enquadrar no setor

2. Vídeos narrados

Os Reels narrados com dicas ou curiosidades fazem muito sucesso. E o melhor é que são mais fáceis de produzir. 

Você pode utilizar uma sequência de fotos, um vídeo acelerado ou até mesmo um stock de vídeo para eles. 

3. Guias e Dicas

Os Reels são vídeos curtos: duram, no máximo, 30 segundos. 

Por isso, tutoriais e dicas aqui precisam ser do jeitinho que os usuários amam: diretos, simples e bem visuais. 

Use os recursos de transição e acelere vídeos para mostrar os passos de forma concisa e rápida. 

4. TBT: Throwback Thursday

A #TBT é super popular nos Reels. Para postar no formato, no entanto, é preciso entender como ele funciona. 

Tratam-se de vídeos ou fotos antigos (Throwback) que são postados nas quintas-feiras (Thursday). É como se todo o Instagram tirasse o dia para se lembrar do passado!  

5. Novidades e Temas atuais

Os seus seguidores certamente estarão interessados nos temas mais atuais do setor. Então, se houverem novidades interessantes, não deixe de compartilhar com eles. 

Isso inclui novas tenologias, técnicas ou até mesmo eventos interessantes!

Outras dicas sobre o que postar no Instagram

O Instagram possui uma grande variedade de formatos. E novas maneiras de compartilhar conteúdos surgem todos os dias. 

É importante que sua marca acompanhe esses desenvolvimento e tendências. Isso porque, para aproveitar o potencial máximo deles, é preciso aderir desde o começo. 

As próximas dicas utilizam outros recursos do Instagram, mas também podem ser aplicadas para posts do Feed, Stories e Reels!

1. Lives

As transmissões ao vivo estão mais populares do que nunca! Essa tem sido a melhor maneira de dar aulas e palestras, bater papo com os seguidores e promover eventos virtuais. 

As Lives são ótimas para o engajamento, e oferecem a oportunidade de conhecer seu público melhor. 

Temos um artigo inteiro com dicas para fazer Lives incríveis no Instagram! Não deixe de ler.

2. Colaborações com outros Perfis

Colaborar com profissionais no seu setor pode ser uma ótima maneira de aumentar o alcance da marca. 

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A parceria entre criadores de conteúdo é uma estratégia com incrível potencial.

Outra opção é a parceria com influenciadores da rede, dependendo do seu objetivo de marketing. 

3. Motivação e Inspiração

Posts que motivam e inspiram seus seguidores normalmente recebem bastante engajamento. E o melhor: existem muitas formas de fazê-los. 

Coloque a criatividade para trabalhar! Mas lembre-se de sempre manter o tema relevante ao seu setor. 

Você pode usar frases, desafios ou até mesmo vídeos de grandes nomes da área para inspirar!

4. Colaborações com seus seguidores

A interação com o público é a maior vantagem que as redes sociais oferecem para sua marca. Então, aproveite isso ao máximo! 

Olha algumas ideias: 

  • Lance desafios e peça para os usuários mararem seu perfil quando fizerem; 
  • Peça que eles compartilhem fotos com seus produtos em uma Hashtag especial; 
  • Crie uma hashtag para os fãs da marca;
  • Incentive perguntas e faça lives;
  • Comente nos posts onde foi marcado. 

5. Conte histórias

Seu público já sabe como sua marca nasceu? O qual foi a inspiração por trás da sua solução?

Dividir a história da sua marca e o seu trajeto como profissional ajuda as pessoas a se sentirem mais próximas da empresa.

Afinal, elas podem se identificar com os desafios que você enfrentou ou se inspirar com sua superação.

E não precisa ser só sobre você: compartilhe histórias sobre grandes avanços no setor, os maiores nomes da área ou até mesmo seus colaboradores!

Conclusão

Decidir o que postar no Instagram pode não ser tão simples quanto parece. Mas também não precisa ser um bicho de sete cabeças. 

dicas de conteúdo para instagram
Coloque a imaginação para funcionar e seja persistente!

Com organização, criatividade e persistência, você consegue tudo! 

Então, vamos revisar o passo a passo de criação de conteúdo? 

  1. Conheça seu público
  2. Defina linhas editoriais 
  3. Aprenda sobre os formatos de conteúdo
  4. Crie um calendário de postagens
  5. Separe um dia para criação de conteúdo
  6. Faça testes e acompanhe suas métricas
  7. Se inspire e anote novas ideias 

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Até a próxima!